Diário de Bordo dia 2: Urandir na segunda Expedição França da Equipe Zigurats


No segundo dia da 2ª Expedição da Equipe Zigurats França, Urandir Oliveira junto com o grupo de pesquisadores  partiram de manhã cedo com destino o Chateau Baux de Provence, que fica a 70km de Aix en Provence, lugar onde o  grupo está hospedado.

O Castelo des Baux de Provence foi construído no século 10, na era medievel. Foi planejado  como uma grande fortaleza que servia para proteger o pequeno vilarejo de Provence. Por quinhentos anos foi  governado pelos Senhores de Baux, em meio a insistentes conflitos que culminram com a devastação do vilarejo de  Provence. De arquitetura rústica e simples, foi construído em uma montanha rochosa e seu castelo esculpido nas  rochas de calcáreo, fáceis de lapidar e cortar.

Durante o século 15, os barões da Masons des Comtes de Provence substituiram os senhores de Baux, sendo essa  considerada uma era do ouro para o Castelo, antes controlado pelos reis Franceses.

Durante o século XVI, tiveram início muitos conflitos e guerras religiosas, o que levou em 1633 à  destruição da  fortaleza por ordem de Luís XIII.

No Castelo dos Baux se encontram cópias em escala real de grandes máquinas bélicas da época. Nas ruínas do Castelo  se encontra uma grande catapulta e os visitantes podem presenciar uma demonstração real de disparo e de seu uso,  que pode arremessar projéteis pesando até 100 quilos e por até 180 metros de distância.

Urandir e a equipe de pesquisadores retornaram para Aix en Provence no final da tarde, e o grupo assistiu uma  palestra muito especial com Roberto Howells, reconhecido escritor e pesquisador, autor do livro Por  dentro do  Priorado  de Sião.

Howells é especialista em mistérios e assuntos que circundam  a história de Jesus Cristo e de  Maria Madalena, e o suposto matrimônio de ambos, incluindo a possibilidade de terem gerado descendentes.
Howells pesquisou com bastante afinco a localidade de Rennes le Chateau ao sul da França, localidade que se  acreditam serem encontradas evidências da passagem dessas figuras lendárias e sua linhagem.

Galeria das fotos de Urandir no segundo dia da expedição Zigurats França